segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Eleitos de Marabá e Ipixuna serão diplomados amanhã


Nesta terça-feira (18), às 18 horas, acontece a diplomação dos candidatos eleitos em Marabá e Nova Ipixuna. A diplomação será na sede da Câmara Municipal de Marabá. Mas, apesar da bonita cerimônia, nem tudo são flores. Alguns dos eleitos ainda estão com os mandatos em risco.
Isso ocorre porque alguns tiveram as contas rejeitadas ou aprovadas com ressalvas e podem ter problemas futuros com a Justiça Eleitoral. Além disso, alguns deles ainda podem ter o diploma cassado, pois existem ações neste sentido.
Quem explica é o chefe da 23ª Zona Eleitoral, Antônio Araújo Moura. Segundo ele, os recursos contra a diplomação só podem ser feitos até três dias depois da diplomação. Por outro lado, a impugnação de mandato eletivo só pode ser feita até 15 dias depois da posse dos candidatos.
Mas não é só isso. Existem ainda algumas ações tramitando na Justiça Eleitoral que ainda vão ser averiguadas e serão julgadas para definir a situação desses candidatos.
Mas Antonio Moura deixa claro que a desaprovação das contas não implica de imediato na cassação de diploma. “Só se houver algum abuso de poder político ou de poder econômico, que ficar comprovado”, completa.
“Os que tiveram contas reprovadas não significa que vão ter problemas quanto a cassação dos diplomas. É necessário toda uma instrução processual e apuração por parte da Justiça Eleitoral”, explica.