terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Disque Denúncia divulga balanço anual

Funcionando em Marabá há 1 ano, o Disque Denúncia já se consolidou como importante instrumento de cooperação social e mecanismo de importante finalidade para a sociedade. Através dos números: (3312 3350), o cidadão pode de maneira anônima informar irregularidades e crimes que assolam sua comunidade e região.
Um dos pilares para a continuidade do trabalho são os resultados atribuídos após uma ligação, já foram mais de 300 prisões, números que demonstram a qualidade da rede de combate à violência em Marabá. De acordo com o coordenador do serviço no município, Igor Guedes, o Disque Denúncia promove soluções conjuntas para a redução dos índices de violência e criminalidade. “Somamos com o cidadão e acreditamos na interação de todos os atores que fazem parte desse cenário, para que assim, continuem dando base para a ampliação de resultados”.
O coordenador, explicou ainda que o serviço desenvolve ações de prevenção no combate a violência doméstica, palestras educativas, oficinas e reuniões todas com atribuições principais de minimizar o ciclo da criminalidade e propagar a funcionalidade do serviço.

Dados 2012
Diariamente, a central tem recebido 20 ligações. Somente em 2012 foram mais de 3.788 denúncias e 2.906 atendimentos. Conforme o banco de dados da central, os bairros que lideram o ranking dos mais denunciados, são: Nova Marabá, Velha Marabá, Liberdade, Belo Horizonte, Cidade Nova e Laranjeiras. Os municípios mais informados na região foram: Itupiranga, Eldorado do Carajás, Jacundá e Nova Ipixuna.

Assuntos mais denunciados
Tráfico de Drogas;
Barulho;
Violência contra Mulher;
Homicídio Consumado;
Localização de Foragidos da Justiça;
Ameaça;
Roubo e Furto a Transeuntes;
Posse ilícita de Armas de Fogo;
Descumprimento dos Direitos Trabalhistas;

Material Apreendido:
Armas de Fogo – 8 armas
Prisões – 300 pessoas presas
Munições – 10 munições

Drogas
Cocaína 1 Quilo
Crack – 502 Gramas
Óxi – 150 Pedras
Maconha – 700 gramas
Valor em Dinheiro - R$ 5.840
Veículos – 6 veículos.
Máquinas Caça Níquel – 38 máquinas.

Os resultados atingiram uma média considerável, uma vez que 35% das informações tiveram um resultado positivo. Outro fator relevante foi o apoio dado pela polícia que entendeu a importância do canal de atendimento que serve como plataforma de inteligência para estes órgãos. Os que mais operaram foram: Superintendência Regional do Sudeste do Pará (44%), Seccional Urbana de Marabá (31%) e 4º Batalhão de Polícia Militar (25%).

Procurados e Desaparecidos
Em 2012 foram mais de 20 cartazes lançados nos Programas Procurados e Desaparecidos. O projeto tem o intuito de divulgar nos veículos de comunicação, fotos e informações da pessoa que se encontra foragida da Justiça ou Desaparecida.
Foragidos da Justiça com mandados de prisão decretados foram inseridos e localizados, pessoas que se encontravam desaparecidas foram encontradas, tudo graça após o repasse de uma denúncia anônima ao serviço da central.
O Disque Denúncia continua contribuindo para o controle da criminalidade. O serviço funciona 24 horas e não é necessário se identificar, basta ligar: (3312 3350).