quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Comércio fica aberto até às 21h a partir do dia 15


O Sindicato do Comércio de Marabá (Sindicom) enviou informações à Imprensa sobre o funcionamento do comércio neste período de vendas de fim de ano. A partir do próximo dia 15 até o dia 31, o comércio funcionará das 8h às 12h e de 14h às 21h, com jornada legal de trabalho, que poderá ser prorrogada, em até duas horas diárias, podendo as duas horas excedentes à jornada normal serem compensadas, ou pagas como horas extras.
Ainda de acordo com o Sindicom, a jornada de trabalho no domingo será de 4 horas, com garantia de folga compensatória, em outro dia da semana. Estão previstos também turnos de trabalho de 8 horas diárias e 44 horas semanais. As horas excedentes poderão ser pagas como extras ou compensadas com o banco de horas.
Como forma de compensar as horas trabalhadas neste fim de ano, segundo o presidente do Sindicom, Paulinho Lopes, os comerciários não trabalharão na segunda-feira de carnaval, no entanto voltam ao batente na Quarta feira de Cinzas a partir das 12 horas.
Paulinho Lopes lembra ainda que estão fora dessa jornada diferenciada os empregados de madeireiras, distribuidoras atacadistas, revendedoras de pneus, lojas de conveniência, ferragens, material de construção, autopeças e lubrificantes.