Páginas

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Quase tudo parado na prefeitura


Agentes de Trânsito, garis, grande parte dos servidores da saúde, entre outros profissionais, estão com as atividades paradas na Prefeitura Municipal de Marabá. Parte dessa paralisação ocorre por causa da greve dos servidores de alguns setores, insatisfeitos com os salários atrasados do mês de outubro, que deveriam ter sido depositados na conta do servidor até o último dia 9.
Outra parte está parada por causa do ponto facultativo de ontem (19) e o feriado municipal de hoje (20), que foi dado pelo prefeito Maurino Magalhães, ainda na semana passada.
Em meio a uma semana conturbada, Maurino declarou, ainda na sexta-feira, que iria começar a depositar o salário dos servidores a partir de amanhã (21), iniciando pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Perguntado sobre os motivos do atraso no pagamento, o prefeito culpou a crise econômica internacional, que fez com que Marabá sofresse queda na arrecadação.
Mas não explicou o que fez com os três repasses mensais do FPM – Fundo de Participação dos Municípios –, a que a prefeitura tem direito, e tampouco sobre o atraso no vale-alimentação, que em alguns casos já chega a sete meses sem repasse para o servidor.
E enquanto a crise internacional não passa, as ruas da cidade continuam cobertas de lixo, ao passo em que os agentes de Trânsito ficam sem viaturas, sem botas e até mesmo sem talonário de multas para notificar condutores infratores.
No tocante ao pagamento de salários, a exceção em Marabá é a Educação, cujos trabalhadores já receberam os vencimentos há dias. Isso se explica porque o dinheiro deles vem quase todo do governo federal, onde a crise econômica internacional parece não ter influenciado tanto.