sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Pesquisa mostra João Salame em primeiro


Em mais uma pesquisa da Doxa Comunicação, para a Prefeitura de Marabá, o candidato João Salame (PPS) aparece em primeiro lugar, com 43,5%, Tião Miranda (PTB) vem em segundo, com 39,3%, enquanto Maurino Magalhães (PR) aparece em terceiro com 6,2%. Depois vem César do Comércio (PRP), com 0,8%, e Manoel Rodrigues, com 0,6%. O número de indecisos é 8,7%.
Com 1.067 entrevistados nas zonas urbana e rural, pesquisa mostra o candidato da Coligação Mudança Pra Valer à frente de Tião Miranda, descontando os 3 pontos percentuais de erro para mais ou para menos.
Registrada no último dia 3, a pesquisa eleitoral está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) sob o número PA-00090/2012. A pesquisa foi contrata pelo Conjunto Integrado de Comunicação Ltda. (Blog do Hiroshi).
As entrevistas foram feitas no período de 4 a 7 deste mês. A metodologia de pesquisa foi do tipo quantitativo categórico, aleatório e estratificado domiciliar por cotas de sexo e idade, área geográfica detalhamento feito com amostragens mediante aplicação de questionários estruturados por pessoal treinado levando em consideração parâmetros populacionais, tendo como universo (total) o eleitorado do município de Marabá.
A margem de erro amostral foi de 3 pontos percentuais para mais ou para menos na amostra.

Pesquisa estimulada:

João Salame                                      43,5%

Tião Miranda                                    39,3%

Maurino Magalhães                        6,2%

César do Comércio                          0,8%

Manoel Rodrigues                           0,6%

Indecisos                                           8,7%

2 comentários:

Anônimo disse...

Car Chagas, a tendencia agora é essa. O João do Sim vai ganhar a eleição., Aquí em casa são quatro votos. 15.09.12, Mba.-PA.

Anônimo disse...

Provável explicação das pesquisas em Marabá/PA:

O resultado da 3ª pesquisa DOCA nada contrasta com as anteriores encomendadas tanto por Jõao, quanto por Tião e pelo Jornal Correio do Tocantins. Desde o início, TODAS as pesquisas apontaram inicialmente larga vantagem do candidato Tião Miranda (algumas apresentando mais de 60% das intenções de voto), tendo como segundo colocado João Salame (aproximadamente 20% das intenções, inicialmente). Maurino Magalhães sempre amargando entre 4 e 7% em todas as pesquisas. Não comentarei os outros dois candidatos por terem expectativa de voto inexpressiva.
Com a evolução dos fatos e das campanhas, observou-se, repito, em TODAS AS PESQUISAS, um crescimento expressivo e vestiginoso do candidato João Salame, algo em torno de 70% de crescimento (para os que estão na dúvida é só consultar a pesquisa do Jornal Correio do Tocantins, que julgo não querer beneficiar o candidato João Salame por este ser dono do 2º maior jornal em circulação de Marabá – O Jornal Opinião), enquanto que observava-se uma queda na intenção de votos de Tião Miranda, pequena, mas expressiva (algo em torno de 7%). Esses foram, em resumo, os resultados da segunda rodada de pesquisas feitas por vários órgãos. Dessa forma, a pesquisa atual (3ª DOXA) nada mais contatou que a previsão estatística, algo que os gráficos já vinham indicando se as campanhas continuassem no mesmo patamar. Simples assim.
Quanto à expectativa de vitória de Tião Miranda ainda ser maior que a de João Salame (48 contra 40%), isso nada mais indica que Tião Miranda era o preferido e a expectativa era a de que ele ganharia folgadamente a eleição, opinião essa compartilhada mesmo para os eleitores de João Salame e de Maurino Magalhães. A tendência é essa margem diminuir e até se inverter, como ocorreu com a intenção de voto. Muito boa a pesquisa, para que sabe interpretar corretamente os dados estatísticos. Muitos podem estar se perguntando: qual o candidato desse comentarista, afinal? Pra mim, qualquer um que administre Marabá com decência, com exceção de Maurino Magalhães que resumiu-se num caos marcado pela insegurança jurídica e inação da Câmara Legislativa que foi simplesmente OMISSA QUANTO ÀS DEMANDAS DA POPULAÇÃO. LEMBRO QUE A CPI DA SAÚDE (DEVIDO AO CAOS EM QUE SE ENCONTRA) TEVE APENAS 3 VOTOS A FAVOR CONTRA 8 CONTRA, TENDO SIDO, INFELIZMENTE, ARQUIVADA. ISSO É UMA VERGONHA. RENOVAÇÃO TOTAL DA CÂMARA JÁ!
Ass. Luciano Valente