quinta-feira, 7 de julho de 2011

Uma carta a Goebbels

Não foi com surpresa que recebi a notícia de que o prefeito Maurino Magalhães estava me processando. Sempre achei que, cedo ou tarde, isso iria acabar acontecendo.
O que me assusta é a razão do processo na Justiça.
Maurino se sentiu ofendido porque postei no meu blog uma montagem (feita originalmente no blog o resto do iceberg – do excelente Pedro Neto) em que aparece a imagem do prefeito comparada à de Joseph Goebbels, ministro da propaganda nazista do III Reich (esta imagem aí acima).
Os blogueiros processados, além de mim, foram Ademir Braz (quaradouro), Laércio Ribeiro (Blog do Laércio), Pedro Neto (O Resto do Iceberg) e Ribamar Ribeiro Júnior (Contraponto & Reflexão).
Ninguém está chamando Maurino de nazista. A comparação se explica pelo fato de que Goebbels foi o cara que inventou uma teoria muito interessante. Ele dizia que uma mentira contada diversas vezes acaba se tornando uma verdade.
Pois bem, na minha visão e na dos outros quatro blogueiros que foram processados, Maurino vinha exercendo muito bem essa teoria.
Eu não vou nem recorrer aos meus arquivos. Vou citar só alguns casos aqui, que me lembro de cabeça.
A propaganda oficial da prefeitura, em 2009, dizia que o município estava realizando muitas obras na cidade, entre elas a duplicação da Rodovia Transamazônica (obra do governo federal), realização da Expoama (?) e construção de um shopping (?)
Quais dessas três obras são iniciativa da prefeitura?
Então, essa mentira (e tantas outras) foi contada diversas vezes, colocando na cabeça dos menos informados que isso era verdade (assim como pregava Goebbels).
E tem muitas outras coisinhas aí.
Mas, tudo bem. Quer me processar? Vamos lá.
Assim que for intimado, irei ao encontro do Tribunal, cumprirei meu dever de cidadão, prestando todas as informações que me forem exigidas.
Tenha certeza, Sr. Maurino, que não irei sofrer nenhum problema cardíaco e nem fazer viagem de última hora, como já vimos acontecer aqui.
Não tenho medo da Justiça, sou inocente e – mais - estou cumprindo meu dever de cidadão, como filho desta cidade, de nascimento e de coração.
Se, ao final de todas as instâncias, for condenado, cumprirei minha sentença, não com pagamento em dinheiro porque não tenho bens materiais e já pago impostos de mais.
Se a Justiça me mandar tirar a publicação, tirarei. Se a Justiça me mandar prestar serviços à comunidade, o farei, aliás, já o faço neste blog aqui e não ganho nada por isso, bem diferente de nosso prefeito.

9 comentários:

Anônimo disse...

Tudo isso seria um pouco menos preocupante se houvesse uma oposiçao capaz de mostrar a opinião pública o sentido autoritário em que a politicalha anda....

José Coruja da Silva disse...

Faltaram ainda 119 obras, das 122 que o jumento de terno anuncia aos quatro ventos!

Mosaniel disse...

E lamentável ver como um politico que não trabalha não, tenta de todas as maneiras tirar o foco, de sua gestão, acho que ele deveria estar mais preocupado com a falta de merenda no município se o FNDE cortar a verba, ou então pagar as contas da prefeitura que estão em atraso
Força chagas não deixem que políticos dessa natureza te cale.

Anônimo disse...

É isso aí Chagas. Muita força e calma nessa hora. A Justiça chegará - pode até não ser a terrena - a Divina, e então, esse que, inclusive usa - indevidamente - o nome de Deus, para enganar, terá o seu pagamento. Em 08.07.11, Marabá-PA.

Anônimo disse...

Solidariedade aos blogueiros Chagas, Pagão, Riba, Laércio e Pedro Gomes.

Força e coragem para continuar a luta de vcs!

Anônimo disse...

O engraçado é que ele pediu para o processo correr em segredo de justiça, para ninguem saber o papel ridículo que ele está fazendo ao processar os meninos, que na verdade fazem um favor à nós cidadãos marabaenses, que não temos coragem de denunciar as besteiras em cadeia que o senhor Maurino faz desde que foi eleito prefeito de Marabá. Eu não votei no Maurino porque o achava despreparado para administrar uma cidade do porte de Marabá, mas não imaginava que por baixo daquela pele de cordeiro havia um desonesto sedento por falcatruas.
Fiz a mesma postagem no blog do do Ribamar (ribamarribeirojunior.blogspot.com) e no do Ademir (Quaradouro)

Anônimo disse...

Isso não é novidade! Prefeitos que fazem manutenção de sua imagem política através de obras alheias pertencem à família das moscas teimosas. Mesmo enxotando esses que roubam a cena no filme dos outros, eles não largam dessa toleima.

Custa muito deixar a luz dos holofotes a quem é de direito?

Sendo os blogs os melhores mata-moscas da atualidade, porém, a moderna inquisição dos processos repressores vem aí com veneno. Querem parar na marra os blogeiros que aspiram por justiça e liberdade!

Passados kilometros e décadas do que foi a inquisição, e o nazismo, estaremos prestes a ver tal história se repetir?

Anônimo disse...

Chagas.
Eita prefeitinho ruim. hem.

Anônimo disse...

Parabenizo e me solidarizo com os blogueiros que prestam relevante serviço à população denuncinado atarvés de seus espaços a insensatez de nossos gestores, aqui por Tucuruí felizmente a blogosfera também vem contribuindo bastante uma pena que ao que tudo indica apenas uma parcela reduzida de nossa população se interessa em lê e se manter beminformada além do que se ver diariamente sendo gasto em propaganda pelo Prefeito da cidade da energia.