Páginas

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Nova Pesquisa: Tião continua na frente, mas Salame encosta


No início do mês de abril, o Jornal Correio do Tocantins divulgou pesquisa de opinião pública sobre a eleição municipal em Marabá. Naquela ocasião, na pesquisa estimulada, o ex-prefeito Tião Miranda (PTB) estava bem à frente, tendo João Salame (PPS) em segundo. Agora – dois meses depois – nova pesquisa foi divulgada. A posição dos principais candidatos é a mesma. Mas a distância entre eles diminuiu consideravelmente.
Realizada pela Doxa Comunicação, de Belém, registrada no TSE, na última segunda-feira, 28, sob protocolo PA-00010/2012, a pesquisa foi contratada pelo blog “www.hiroshibogea.com.br”. A metodologia usada foi a quantitativa aleatória estratificada por quotas.
Foram ouvidas 632 pessoas nas zonas urbana e rural, diferentemente da pesquisa de abril, em que foram ouvidas 370 pessoas e na qual a zona rural ficou de fora.
Enquanto no mês de abril Tião Miranda aparecia na pesquisa estimulada (em que constam todos os candidatos) com 56%, João Salame vinha atrás com 18%. Dessa vez, os números são outros: Tião Miranda se mantém em primeiro na pesquisa estimulada, mas agora com 45,7%, enquanto Salame aparece com 29,1%.
Na pesquisa anterior, apareciam também o atual prefeito Maurino Magalhães, do PR (com 6%); Luiz Carlos Pies, do PT (5%); Ítalo Ipojucan, do PMDB (3%); e Jorge Bichara, do PV (2%).
Agora, esses candidatos figuram com os seguintes números: Maurino Magalhães (13,5%), Ítalo Ipojucan (2,5%), Luiz Carlos Pies (2,3%) e Jorge Bichara (1,2%).
Em se confirmando os dados da pesquisa, no atual quadro, o único candidato que pode tirar a prefeitura de Tião Miranda é realmente João Salame. Prova disso é que no cenário em que aparecem apenas os nomes de Maurino Magalhães, Tião Miranda e Manoel da Cosanpa (PSOL), Tião ganha disparado: 60,1% das intenções de voto.