terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Salame toma posse e anuncia secretariado


Durante a cerimônia de posse de João Salame nesta terça-feira (1º), o novo prefeito de Marabá anunciou praticamente todo seu secretariado, acabando com o suspense em termo do primeiro escalão da prefeitura.
Para a Secretaria Municipal de Saúde, como já se cogitava abertamente, assumirá o vereador e médico Nagib Mutran. Ele terá a missão de tirar o setor do caso no qual está mergulhado hoje. E com a ida de Nagibinho para a Saúde, quem assume a vaga é Guido Mutran, primo de Nagib.
Já para a Secretaria Municipal de Obras, foi nomeado o engenheiro Antônio de Pádua, uma indicação do deputado federal Asdrúbal Bentes.
Para a Secretaria Municipal de Educação, foi confirmado o nome de Luiz Bressan (PT), que não é consenso dentro do partido dele e teve sua indicação marcada por polêmicas, como afirmou o próprio Salame. Mas Bressan é uma aposta do novo prefeito e também de grande parte do PT local.
Para a Secretaria Municipal de Planejamento, foi nomeado o advogado Roberto Salame, que é irmão de João e companheiro de longas datas, militante do PPS e concursado da prefeitura.
Quem assumirá a Secretaria Municipal de Finanças é Pedro Rodrigues Lima, homem da confiança de Salame, que já foi indicado pelo próprio Salame para ser gerente regional do Detran em Marabá. Além disso, Pedro tem experiência no setor financeiro, por já ter sido gerente de banco.
Na Gestão Fazendária, quem ficará é o advogado Ricardo Rosa, a quem Salame considera um “jovem brilhante e talentoso”.
Na Secretaria Municipal de Administração, quem assume é outro petista. Trata-se do ex-vereador Ademir Martins dos Reis, uma das lideranças mais tradicionais da legenda.
No Esporte, como já se sabia, quem assumiu foi o empresário e desportista Erton Vigne, o “Gaúcho”, que, de certa forma, também tem a responsabilidade de representar o Núcleo de Morada Nova na atual administração.
Para a Secretaria de Indústria e Comércio, também deu a lógica: Ítalo Ipojucan, presidente da Associação Comercial de Marabá. Para esse cargo, Salame observou que um dos nomes que certamente seria candidato forte é o empresário Gilberto Leite, que está passando por tratamento de saúde.
Na Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp), também não houve surpresa. Quem assume é a jornalista Bia Cardoso, primeira-dama do município.
Na Secretaria de Turismo, quem assume é a professora Avanir, que representa o PSL.
Para a pasta de Assuntos Comunitários, quem assume é a assistente social Nágila Marina.
Para o Meio Ambiente, o novo secretário será Carlos Brito, servidor concursado da Prefeitura de Marabá.
Já a Superintendência de Desenvolvimento da União (SDU), uma das pastas mais importantes da administração, será gerenciada pelo professor Gilson Dias, presidente do Diretório Municipal do PPS. Ele tem a incumbência de dar uma repaginada no setor.
Por outro lado, quem vai cuidar da Defesa Civil é o técnico em Enfermagem, Márcio Costa.
Na Controladoria Geral do Município, fica o advogado Félix Marinho.
O novo secretário de Cultura, que também vai acumular a Assessoria de Comunicação, será o publicitário Claudio Feitosa, a quem Salame conhece desde quando morava no Rio de Janeiro, comprometido com o setor, fundamental na campanha eleitoral e que ajudou Salame a fundar o Jornal Opinião, em 1996.
A Chefia de Gabinete será a professora universitária Maria da Conceição Bezerra, a “Concita”, que assumirá dia 15, quando se licenciar.
A Secretaria Municipal de Agricultura será ocupada pelo médico Jorge Bichara, do PV.
Já o delegado Alberto Teixeira, da Polícia Civil, é o nome escolhido por Salame para ser o novo secretário Municipal de Segurança Institucional. Todavia, para que ele assuma, depende do aval do governador Simão Jatene.
“O time é bom”, resumiu João Salame, ao acrescentar que espera dos secretários três coisas: honestidade, competência e que tratem bem a sociedade.
E na manhã desta quarta-feira (2), Salame começa seus trabalhos na Secretaria Municipal de Obras, depois vai ao Hospital Municipal e em seguida visitará algumas secretarias, nomeando novos secretários.
Os nomes que ocuparão outros órgãos importantes da Administração Municipal devem ser definidos até o final da semana.