Páginas

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Salame começa a negociar com os servidores


O prefeito eleito João Salame despachou hoje no Hospital Municipal de Marabá (HMM) e começou a dialogar com os servidores sobre as dívidas deixadas pelo gestor anterior, Maurino Magalhães. A idéia de Salame é despachar sempre de uma repartição pública diferente pelo menos nesse início de mandato, como forma de verificar “in loco” a situação da estrutura municipal de governo.
Ainda pela manhã, Salame recebeu os representantes dos três sindicatos que defendem os interesses dos servidores da prefeitura (Servimmar, Sintesp e Sintepp).
Durante a reunião ficou acertado que na próxima segunda-feira (7) será realizada nova reunião com os sindicalistas para iniciar os debates em torno dos pagamentos atrasados, tanto dos salários quanto dos vales-alimentação. Depois, no dia 14, acontece a segunda rodada de negociações. Entre uma reunião e outra será feito primeiro repasse do FPM – Fundo de Participação dos Municípios –, provavelmente no dia 10. São três repasses mensais. Estão confirmadas reuniões também para os dias 14, 21 e 30 deste mês.
E nos próximos dias a nova administração estará efetuando a troca das senhas das contas bancárias do município e também verificando a situação dos cheques que foram sustados na quarta-feira (2).
Enquanto isso, no caso específico da Secretaria Municipal de Saúde, os servidores já voltaram a trabalhar por orientação dos sindicatos que representam os trabalhadores. “Os que não estiverem trabalhando, estão fora da orientação do sindicato”, declara a Assessoria de Comunicação.
Segundo José Edmilson Oliveira, presidente do Servimmar, a dívida total da prefeitura com o funcionalismo municipal beira os R$ 50 milhões, incluindo, salários, vale-alimentação, vale-transporte e pagamentos de plantões em atraso, além da dívida com o Ipasemar – Instituto de Previdência dos Servidores de Marabá.
Na avaliação de Edmilson, a conversa com João Salame foi produtiva. A categoria entendeu que os problemas existentes na prefeitura foram herdados por Salame e ele mostrou boa vontade em sanear as dívidas.