Páginas

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Caixa 2: Justiça decide futuro de Maurino esta semana

Na tarde da última sexta-feira (23), a promotora Aline Tavares, do Ministério Público, deu parecer favorável à cassação do prefeito Maurino Magalhães, no processo que investiga possível crime de Caixa 2, que teria sido cometido por Maurino na campanha eleitoral de 2008, que o elegeu.
Ainda na sexta-feira, o processo foi reencaminhado ao Poder Judiciário e neste momento repousa na mesa da juíza eleitoral Cláudia Regina Moreira Favacho Moura, que deve sentenciar ainda esta semana.
Durante toda a manhã de hoje, a expectativa foi muito grande no meio político local e também entre os servidores do Poder Judiciário local quanto à possibilidade de a juíza sentenciar o caso, mas isso não aconteceu.
No final desta manhã, a juíza revelou a uma fonte que iria analisar o processo com toda a prudência que o caso requer e, por isso, não fixou nenhuma data para divulgação da sentença. A magistrada pode ou não acompanhar o parecer do Ministério Público.
A investigação contra Maurino e seu vice, Nagilson Amoury, aponta que mais de R$ 800 mil foram doados irregularmente por empresários de Parauapebas para serem usados na campanha eleitoral de 2008.
Por causa do mesmo processo, Maurino e Nagilson chegaram a ser cassados dia 25 de janeiro deste ano pelo juiz da 23ª Zona Eleitoral de Marabá, Cristiano Magalhães.
Prefeito e vice recorreram ao TRE/PA e no dia 1º de fevereiro o jurista Rubem Leão cassou a liminar do juiz eleitoral, reintegrando ambos aos cargos.