Páginas

segunda-feira, 20 de maio de 2024

Lei Aldir Blanc vai injetar R$ 1,78 milhão em Marabá


Exatamente R$ 1.788.617,93. Este é o montante que será injetado em Marabá pela Lei Aldir Blanc. A informação é do secretário municipal de Cultura, Genival Crescêncio (foto). Ele explica que o recurso será diluído em vários editais para diversos segmentos de produção cultural. E as escutas à comunidade, com as orientações para os produtores culturais já começam na semana que vem.

Segundo Genival Crescêncio, a primeira escuta será na próxima terça-feira (21), às 19h no auditório da Escola Mendonça Virgolino, na Velha Marabá. Dois dias depois, no mesmo horário, acontece a segunda escuta, no ginásio da Escola Irmã Theodora, Bairro Independência, Cidade Nova.

Ainda de acordo com o titular da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), durante as escutas dos produtores culturais serão realizadas palestras com Zhumar de Nazaré, artista e educador, que explicará como vai ser dar o processo de implementação do Sistema Municipal de Cultura.

Genival chama atenção para o fato de que a Lei Aldir Blanc é uma política pública que busca garantir o financiamento da produção artística nas áreas periféricas urbanas e rurais dos municípios. Entre os segmentos atendidos pelos editais estão peças teatrais, produção de livros, produção de EPs etc.

Os recursos da Aldir Blanc são oriundos do Fundo Nacional de Cultura e já estão na conta da prefeitura. A previsão é de que a verba seja aplicada até o final deste ano.

Os editais da Lei Aldir Blanc foram elaborados por um grupo de trabalho, que reúne especialistas da Secult, da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) e da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM).
(Chagas Filho)