Páginas

terça-feira, 27 de agosto de 2024

Chamonzinho e vice-governadora farão caminhada com mulheres na sexta

Na sexta-feira (30), a vice-governadora do Pará, Hanna Ghassan, e o deputado Chamonzinho, candidato a prefeito de Marabá pela coligação Avança Marabá, farão uma grande caminhada a partir das 16h, na Marabá Pioneira, com concentração na Praça Silvino Santis, Bairro Santa Rosa. O evento tem como público alvo as mulheres de Marabá.

A caminhada reforça o compromisso de Chamonzinho com políticas públicas voltadas para a mulher. Vale lembrar que na semana passada ele reafirmou o compromisso de criar uma Secretaria Municipal dos Direitos das Mulheres.

Chamonzinho também se comprometeu a implantar a Casa da Mulher Brasileira, em Marabá, por meio de articulação política com o governo federal. Tudo isso, atrelado a iniciativas governamentais de incentivo à geração de renda para mulheres em condições sociais de vulnerabilidade social.

Tudo leva a crer que a caminhada vai ser um ponto muito forte nesta campanha eleitoral, selando a parceria com o governo do Estado em promover políticas de igualdade de gênero.

Marabá: Hospital Regional ultrapassa 100 cirurgias oncológicas

Aos 53 anos, Maristela Sobrinho, agente de saúde e moradora de Bom Jesus do Tocantins, enfrenta uma batalha contra o câncer de mama. Nesta semana, ela foi submetida a uma cirurgia de quadrantectomia de mama no Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, que se soma às mais de 100 cirurgias oncológicas já realizadas com sucesso pelo novo serviço da unidade.

"Há um ano, recebi a notícia que ninguém quer ouvir: estava com câncer de mama. Desde então, minha vida é uma luta diária, sempre com fé e determinação. Recentemente, meu médico me disse que seria necessário retirar uma das mamas para garantir minha sobrevivência. No momento, foi um choque, mas percebi que o mais importante é continuar viva e estar aqui para minha família. Graças a Deus, a cirurgia correu bem, e sigo firme na minha jornada de recuperação", destacou Maristela.

A unidade do Governo do Pará tem se destacado como polo de excelência no atendimento oncológico na Região de Integração de Carajás. Desde sua inauguração em abril, a unidade já realizou 109 procedimentos cirúrgicos oncológicos até o mês de agosto, consolidando-se como um centro de referência para o tratamento e combate ao câncer.

Outro exemplo de superação é o de Rosinete Maria, 55 anos, moradora de Breu Branco que também foi submetida a uma cirurgia ginecológica oncológica na unidade gerenciada pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

"Quando soube do meu diagnóstico, fiquei muito assustada. Mas encontrei no hospital um atendimento de excelência e profissionais que me deram muita confiança. Hoje, após a segunda cirurgia realizada aqui, estou confiante de que dias melhores virão", explicou Rosinete.

Dr. Rodolfo Amoury Junior, coordenador do serviço de cirurgia oncológica do Regional de Marabá, ressaltou a importância do serviço para a região. "Antes, havia um vazio assistencial no tratamento do câncer em nossa região e, hoje, a ala oncológica do regional encurta distâncias e sofrimentos. Aquela 'via crucis' em busca da cura longe de casa se contrasta com a segurança de tratar mais perto da família. Isso faz toda diferença na adesão a um tratamento tão demorado e, muitas vezes, sofrido. A população de Marabá e região agradecem", enfatizou o médico.

Referência - O serviço de oncologia do Regional de Marabá, já realizou desde a sua inauguração de abril a agosto deste ano, mais de 900 atendimentos oncológicos entre consultas e cirurgias abrangendo especialidades como ginecologia, mastologia, e sessões de quimioterapia. O espaço ocupa uma área de 418 metros quadrados e está equipada com consultório, sala de quimioterapia com 10 cadeiras, e 20 leitos para internação.

A enfermeira Mirelly de Souza Rosa, responsável pelo serviço de oncologia na instituição, explicou que a unidade conta com protocolos rigorosos de segurança para o paciente, além de oferecer um atendimento humanizado, beneficiando pacientes de 22 municípios da região.

"Contamos com uma equipe multiprofissional formada por especialistas dedicados a oferecer o melhor cuidado possível para nossos pacientes. Estamos comprometidos em garantir tratamento eficaz e uma experiência positiva para todos que passam por aqui", relatou a profissional.

Flávio Marconsini, diretor executivo do hospital, concluiu que ultrapassar a marca de 100 cirurgias oncológicas é um marco importante para a unidade. "Esse resultado reflete o empenho e a dedicação de toda a equipe e reforça nosso compromisso com a excelência no atendimento oncológico. Estamos orgulhosos de oferecer aos nossos pacientes um serviço de alta qualidade e de referência na região", destacou.

Perfil - Os serviços no Hospital Regional do Sudeste do Pará são 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade é referência, conta com 135 leitos, sendo 97 de internação clínica, e 38 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) - Adulto, Pediátrica e Neonatal. (Fonte: Ascom/HRSP)

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Chamonzinho confirma criação da Secretaria da Mulher

 


 O deputado Chamonzinho (MDB), candidato a prefeito de Marabá, anunciou a criação da Secretaria Municipal da Mulher. O anúncio foi feito durante o lançamento da campanha da vereadora Cristina Mutran. Ele deixou claro que não é afeito a criar secretarias, mas nesse caso o experiente político observa que se trata de um avanço para cuidar das mulheres.

A iniciativa inclusiva e inovadora integra o plano de governo de Chamonzinho, que busca avançar nas políticas públicas para mulheres.

Junto com a Secretaria Municipal da Mulher, Chamonzinho também pretende implantar a Casa da Mulher Brasileira, no município, em parceria com o governo federal, oferecendo atendimento integrado às mulheres vítimas de violência.

Vai também criar um programa de incentivo ao empreendedorismo feminino e geração de renda, articulando ações de qualificação, capacitação e acesso a microcrédito para o desenvolvimento de pequenos negócios, priorizando mulheres vítimas de violência e em situação de risco e vulnerabilidade social.