Páginas

quinta-feira, 23 de abril de 2020

Prefeitos apoiam retorno dos médicos cubanos ao Pará: É óbvio!



O presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP) e prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, enviou nota oficial confirmando que apoia o governo do Estado na iniciativa de contratação de 86 médicos cubanos para atuação no Hospital de Campanha, no Hangar, e nas unidades básicas e de pronto-atendimento em Belém, que atualmente, possui grande índice de infectados pelo covid-19.
Nélio Aguiar sugere ainda que, se for necessário, que a ação se estenda aos municípios do Estado que venham a se encontrar em igual necessidade na área da saúde. Parauapebas seria uma delas, pelo que apurou o blog, pois a pandemia lá está alarmando a população.
“Os médicos cubanos atuaram em Belém e no interior do Estado no período de 2013 a 2018, durante a execução do Programa Mais Médicos, do governo federal, e demonstraram grande compromisso com a nossa população, uma vez que o Pará sofre, assim como as demais regiões brasileiras, com a baixa adesão de médicos à ação estratégica ‘Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde’, criada no início do mês pelo Ministério da Saúde para o enfrentamento à Covid-19”, diz a nota oficial da FAMEP.
Todos os 86 médicos têm autorização para residir de forma fixa e permanente no Brasil, com domicílio no Pará. “Incluir estes profissionais em nossa rede de saúde é uma forma de lidar com a alta procura por atendimento e a curva ascendente de casos do novo Coronavírus no Estado, o que, por sua vez, demanda uma ação rápida e eficiente”, relata o trecho final do comunicado.
Análise
Uma decisão ideológica e política do atual governo federal fez com que quase todos os médicos cubanos deixassem o País. Eu quero acreditar que o governo esperava que os médicos brasileiros preenchessem todas as vagas do “Mais Médicos”. Mas o salário pago pelo programa é pouco demais para os “grandes” profissionais da Medicina brasileira. O povo pobre que se lasque!
Agora, que a pandemia levou nossa situação ao limite, alguns governantes recorreram aos profissionais cubanos. Eles virão porque foram formados pra servir ao povo e não pra virar fazendeiros... Ainda bem.
Eu não votei em Helder Barbalho, mas é preciso ter humildade para reconhecer que sua postura nesse período de coronavírus é exemplar. Ainda não fugiu de suas responsabilidades e faz, de baixo de absurda pressão, aquilo que precisa ser feito em prol do povo, nem que para isso bata de frente com o “Mito”. Ainda bem.
(Chagas Filho)