Páginas

sábado, 18 de abril de 2020

Coronavírus no Pará: 43 municípios concentram 627 casos; nove registram 32 mortes



Com 32 mortes confirmadas de um total de 627 pacientes infectados, os números da COVID-19 continuam subindo no Pará. A curva sobe exponencialmente e o mapa de calor (acima) mostra como os casos avançam das extremidades em direção ao interior do Pará.
Pelo mapa, se vê numa círculo a região que vem de Tucuruí até Parauapebas, passando obviamente por Marabá (marcada pela seta). Estamos na região que abriga a terceira maior mancha da doença, atrás da Zona Metropolitana e de Santarém, quase na fronteira com o Amazonas.
Das mortes
Os óbitos da doença se concentram em 9 municípios dos 43 que abrigam pacientes. Felizmente Marabá não é um deles. Pelo menos não até aqui (11h da manhã de sábado, 18 de abril), temos 5 casos confirmados, mas ninguém morreu.
Por outro lado, Parauapebas tem duas mortes confirmadas (talvez três caso a SESPA confirme mais um óbito que já foi anunciado pela prefeitura), enquanto Rondon do Pará também registrou uma morte, assim como Canaã dos Carajás.
Ao mesmo tempo, os hospitais de campanha, ao que se vê, não dispõem da infraestrutura necessária para enfrentar a crise iminente. O número de respiradores, como já está dado pela Imprensa estadual, é inferior à demanda projetada.
Como está Marabá
No caso de Marabá, a Prefeitura faz o quê? O que pode, prorrogando o prazo de isolamento social, com retorno das aulas apenas em 6 de maio, mas mantendo o comércio quase todo funcionando. Também está isolando feiras e praças.
Será que pode só isso?
Onde estão ações no sentido de dotar o Hospital Municipal de melhor estrutura para uma possível corrida de pacientes com falta de ar?
Onde estão os vereadores?
O que dizem?
O que sugerem?
Fazem campanha de conscientização para que a sociedade se mantenha protegida e, na medida do possível, isolada?
Sobram problemas, sobram mortes, sobram incertezas e faltam protagonistas locais.
É isso.
(Chagas Filho)