Páginas

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Fundeb: Dois pesos...

Notícia boa para os profissionais da educação municipal em Marabá: entre os dias 12 e 14 deste mês será pago o abono salarial referente às sobras de 60% dos recursos do Fundeb - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.
De acordo com informações do Sindicato dos Trabalhadores na Educação Pública do Pará (Sintepp), para saber quanto cada professor terá direito, basta multiplicar R$ 41,14 pela carga horária dos professores. Desse modo, quem faz 100 horas/aula por mês receberá 4.114,00 e quem faz 200 horas/aula terá nada conta nada menos de 8.228,00.
Mas nem tudo são flores quando se fala em abono salarial. O pessoal de apoio (merendeiras, agentes de portaria etc.), que recebe o pagamento dos 40% do Fundeb, não terá direito ao abono salarial. O Sintepp ainda propôs que o benefício fosse estendido também a esses profissionais, mas a Administração Municipal não acatou, alegando que não havia sobra de recursos, pois é dos 40% que é retirado dinheiro para reformas nas escolas e outros investimentos no setor.
O Sintepp não concorda e já pediu todos os documentos que comprovem empenho de gastos no setor para verificar “tintim por tintim” antes de aprovar as contas. “Eu acho isso uma covardia”, declarou Francisco Neto, tesoureiro do Sintepp local.