Páginas

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Violência...

Ligo a TV, acesso a Internet, abro os jornais e só vejo violência. Mas a violência que me chamou a atenção esta semana não foi aquela loucura dos skinheads contra os punks; foi a dos hospitais do Nordeste brasileiro.
Eu vi as imagens de leitos sendo cobertos com sacos de lixo, por falta de lençóis; cirurgias de crânio sendo feitas com furadeiras por falta de equipamento adequado; partos cesarianos prejudicados por falta de fios de sutura; uns pacientes tomando banho com baldes por falta d’água encanada; e outros sendo arrancados de macas, que já vão servir para aqueles que estão em situação ainda pior; e por aí vai.
É claro que isso acontece no Brasil todo, porque nesta terra de palmeiras, onde canta o sabiá, a corrupção parece mesmo não ter limites.
Mas eu quero falar especificamente sobre o Nordeste, onde os Estados são pequenos e teoricamente fáceis de administrar; e onde se concentra a maior bancada do Congresso Nacional.
E agora eu pergunto: De que serve uma grande bancada de políticos, como pregam os defensores da criação de novos Estados, se estes representantes não dão a mínima para sua massa de manobra?
Não é a grande quantidade de políticos que importa; e tampouco o tamanho do Estado.
O que importa é o caráter dessa gente que foi colocada por nós no poder.
É isso que falta... no Brasil.