Páginas

segunda-feira, 26 de março de 2012

Caso Tina Santos: É preciso fazer Justiça

Sou amplamente favorável às blitzen policiais. Acho que um lugar violento como Marabá precisa sofrer esse tipo de intervenção com maior frequência. Mas isso que fizeram com a Tina foi uma demonstração de despreparo a toda prova.
Quebrar o braço de uma pessoa (de uma mulher) a pretexto de revistá-la? Não. Nunca.
Não quero aqui condenar sumariamente o policial que fez isso. Acho que ele precisa é ser julgado de acordo com as leis vigentes no País (civis e militares).
Deve ser dado a ele o que ele não deu à Tina e aos outros que foram revistados. Deve ser dado a ele um tratamento justo, com abertura de processo administrativo, seguindo todos os trâmites legais.
O que não pode é passar a mão na cabeça e amenizar um caso grave como este.
Falo isso não por ser amigo da Tina, mas porque nenhum cidadão merece passar por isso.
A polícia deveria nos proteger e não fazer exatamente o contrário.
No fim das contas, a Tina estava mesmo certa ao dizer que os policiais estavam sendo violentos. E ela sentiu isso na pele.
Repito: o que esse policial merece não é a violência que ele praticou. Ninguém merece ser vítima de qualquer tipo de violência.
Ele merece sentir o peso da Justiça que não soube dar ao semelhante. Ele precisa saber que ainda existem leis neste País e, mais importante, que existem pessoas para cumpri-las.