quinta-feira, 7 de julho de 2011

Uma carta a Goebbels

Não foi com surpresa que recebi a notícia de que o prefeito Maurino Magalhães estava me processando. Sempre achei que, cedo ou tarde, isso iria acabar acontecendo.
O que me assusta é a razão do processo na Justiça.
Maurino se sentiu ofendido porque postei no meu blog uma montagem (feita originalmente no blog o resto do iceberg – do excelente Pedro Neto) em que aparece a imagem do prefeito comparada à de Joseph Goebbels, ministro da propaganda nazista do III Reich (esta imagem aí acima).
Os blogueiros processados, além de mim, foram Ademir Braz (quaradouro), Laércio Ribeiro (Blog do Laércio), Pedro Neto (O Resto do Iceberg) e Ribamar Ribeiro Júnior (Contraponto & Reflexão).
Ninguém está chamando Maurino de nazista. A comparação se explica pelo fato de que Goebbels foi o cara que inventou uma teoria muito interessante. Ele dizia que uma mentira contada diversas vezes acaba se tornando uma verdade.
Pois bem, na minha visão e na dos outros quatro blogueiros que foram processados, Maurino vinha exercendo muito bem essa teoria.
Eu não vou nem recorrer aos meus arquivos. Vou citar só alguns casos aqui, que me lembro de cabeça.
A propaganda oficial da prefeitura, em 2009, dizia que o município estava realizando muitas obras na cidade, entre elas a duplicação da Rodovia Transamazônica (obra do governo federal), realização da Expoama (?) e construção de um shopping (?)
Quais dessas três obras são iniciativa da prefeitura?
Então, essa mentira (e tantas outras) foi contada diversas vezes, colocando na cabeça dos menos informados que isso era verdade (assim como pregava Goebbels).
E tem muitas outras coisinhas aí.
Mas, tudo bem. Quer me processar? Vamos lá.
Assim que for intimado, irei ao encontro do Tribunal, cumprirei meu dever de cidadão, prestando todas as informações que me forem exigidas.
Tenha certeza, Sr. Maurino, que não irei sofrer nenhum problema cardíaco e nem fazer viagem de última hora, como já vimos acontecer aqui.
Não tenho medo da Justiça, sou inocente e – mais - estou cumprindo meu dever de cidadão, como filho desta cidade, de nascimento e de coração.
Se, ao final de todas as instâncias, for condenado, cumprirei minha sentença, não com pagamento em dinheiro porque não tenho bens materiais e já pago impostos de mais.
Se a Justiça me mandar tirar a publicação, tirarei. Se a Justiça me mandar prestar serviços à comunidade, o farei, aliás, já o faço neste blog aqui e não ganho nada por isso, bem diferente de nosso prefeito.